PROJETO DIDÁTICO
DISCIPLINAS:
HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ARTE, LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA e MATEMÁTICA
TURMAS:
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I
DURAÇÃO:
20 horas/aula
Objetivo
geral
Promover a utilização
da fotografia na sala de aula, como uma das muitas possibilidades de trabalhos
pedagógicos existentes na inter-relação Educação/Comunicação Visual.
Objetivos
específicos
·
Estudar a história da fotografia.
(História)
·
Conhecer o processo de produção da
imagem fotográfica. (Ciências)
·
Estimular diferentes formas de olhar.
(Arte)
·
Produzir escrita a partir da observação
das fotografias. (Língua Portuguesa)
·
Identificar Paisagens Naturais e
Artificiais através da fotografia. (Geografia)
·
Distinguir as unidades, dezenas e
centenas através da montagem de um mural com as fotografias tiradas pelos
alunos. (Matemática)
Conteúdo
·
FOTOGRAFIA:
a
história e o processo de produção na interdisciplinaridade.
Justificativa
A utilização de
imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano
das pessoas, especialmente de nossos alunos que gostam de postar suas fotos nas
redes sociais. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos
cercam? Este plano de aula pretende fazer com que os alunos conheçam mais
profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o
trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular, que é proibido,
porém usado pelos alunos em sala de aula para fins não escolares.
Material
·
Duas fotografias trazidas de casa, que
serão trocadas pelos colegas, para fazerem uma minuciosa observação delas.
·
Telefone celular.
·
Máquina fotográfica.
·
Papel pardo.
·
Cartolinas.
·
Tachinhas.
·
Lata.
·
Cola.
·
Tesoura.
·
Papel preto.
·
Tinta preta.
·
Prego.
·
Martelo.
·
Fita isolante.
·
Papel fotográfico.
·
Régua.
Desenvolvimento
·
1º momento: A professora mostrará aos
alunos, através de leitura de slides e imagens no Datashow, a história da
fotografia: desde a sua origem até os dias atuais.
·
2º momento: Os alunos e a professora
farão um passeio a um estúdio fotográfico ou assistirão a um vídeo para
verificarem como são produzidas as fotografias.
·
3º momento: As fotos trazidas de casa,
pela professora e pelos alunos, serão distribuídas aleatoriamente e os mesmos
farão uma leitura e entendimento das fotos.
·
4º momento: A professora pedirá aos
alunos que descrevam as fotografias para a sala de aula, primeiro oralmente e,
depois, através da escrita individual ou coletiva.
·
5º momento: O professor deve levar para
a sala de aula várias imagens fotográficas, de diferentes fontes, e
apresentá-las aos alunos, de maneira que eles percebam suas diferenças. E, logo
em seguida, separar as fotografias que representam as paisagens naturais e
artificiais do planeta Terra.
·
6º momento: Os alunos farão dois murais:
um com dez fotos das paisagens naturais e outro com dez fotos das paisagens
artificiais.
·
7º momento: Os alunos serão os
fotógrafos e tirarão várias fotos utilizando o aparelho de celular ou a máquina
fotográfica.
·
8º momento: A professora e os alunos
farão a separação das melhores fotos.
·
9º momento: A professora e os alunos
montarão um mural com cem fotos trazidas de casa ou encontradas em revistas e
jornais. Nesse mural, os alunos estão livres para colocarem fotos de qualquer
coisa: homem, mulher, animal, árvore, casa, comércio, etc.
·
10º momento: Os alunos produzirão uma
câmera fotográfica de lata apresentarão, junto com os murais, para os outros
alunos da escola.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão
avaliados pelo interesse e participação no desenvolvimento das aulas.
REFERÊNCIAS
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-fotografia.htm
Acesso em: 21/11/2013 com adaptações minhas.
Disponível em: http://apedagogiadasmidias.blogspot.com.br/2010/08/importancia-da-fotografia-em-sala-de.html
Acesso em: 21/11/2013.
Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-uso-fotos-sala-aula.htm
Acesso em: 21/11/2013.
Disponível em: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem2_2004/008188BrunoA-Ernesto_RF.pdf
Acesso em: 21/11/2013.
Atividades
1.
Em duplas ou trios, partindo de um tema proposto pelo professor, os alunos
devem fazer fotografias com câmeras ou celulares.
2.
Os componentes do grupo selecionarão as fotos que considerarem mais
expressivas.
3.
A classe discute sobre o processo de registro fotográfico e sobre os motivos
que determinaram as escolhas dos grupos.
4.
A classe organiza uma exposição das fotos.
5.
Confeccionar
uma câmera fotográfica de lata.
Sugestões
1.
Possíveis temas para o trabalho:
a.
A escola vista por um ângulo que você nunca viu.
b.
O bairro: o que ele tem de mais antigo? E de mais moderno?
2.
Se possível, estimular a utilização de máquinas diferentes (digital e
mecânica); e fazer fotos coloridas e em preto e branco.
3.
Produzir fotos com lata. A fotografia com lata é um processo que permite
conhecer a fundo os passos da produção fotográfica. As instruções para esse
trabalho podem ser encontradas no texto "Fotografia com lata".
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