quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Projeto Didático

          PROJETO DIDÁTICO
DISCIPLINAS: HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ARTE, LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA e MATEMÁTICA
TURMAS: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I
DURAÇÃO: 20 horas/aula

Objetivo geral
Promover a utilização da fotografia na sala de aula, como uma das muitas possibilidades de trabalhos pedagógicos existentes na inter-relação Educação/Comunicação Visual.

Objetivos específicos
·         Estudar a história da fotografia. (História)

·         Conhecer o processo de produção da imagem fotográfica. (Ciências)

·         Estimular diferentes formas de olhar. (Arte)

·         Produzir escrita a partir da observação das fotografias. (Língua Portuguesa)

·         Identificar Paisagens Naturais e Artificiais através da fotografia. (Geografia)

·         Distinguir as unidades, dezenas e centenas através da montagem de um mural com as fotografias tiradas pelos alunos. (Matemática)

Conteúdo
·         FOTOGRAFIA: a história e o processo de produção na interdisciplinaridade.

Justificativa
A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, especialmente de nossos alunos que gostam de postar suas fotos nas redes sociais. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? Este plano de aula pretende fazer com que os alunos conheçam mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular, que é proibido, porém usado pelos alunos em sala de aula para fins não escolares.

Material
·         Duas fotografias trazidas de casa, que serão trocadas pelos colegas, para fazerem uma minuciosa observação delas.
·         Telefone celular.
·         Máquina fotográfica.
·         Papel pardo.
·         Cartolinas.
·         Tachinhas.
·         Lata.
·         Cola.
·         Tesoura.
·         Papel preto.
·         Tinta preta.
·         Prego.
·         Martelo.
·         Fita isolante.
·         Papel fotográfico.
·         Régua.

Desenvolvimento
·         1º momento: A professora mostrará aos alunos, através de leitura de slides e imagens no Datashow, a história da fotografia: desde a sua origem até os dias atuais.
·         2º momento: Os alunos e a professora farão um passeio a um estúdio fotográfico ou assistirão a um vídeo para verificarem como são produzidas as fotografias.
·         3º momento: As fotos trazidas de casa, pela professora e pelos alunos, serão distribuídas aleatoriamente e os mesmos farão uma leitura e entendimento das fotos.
·         4º momento: A professora pedirá aos alunos que descrevam as fotografias para a sala de aula, primeiro oralmente e, depois, através da escrita individual ou coletiva.
·         5º momento: O professor deve levar para a sala de aula várias imagens fotográficas, de diferentes fontes, e apresentá-las aos alunos, de maneira que eles percebam suas diferenças. E, logo em seguida, separar as fotografias que representam as paisagens naturais e artificiais do planeta Terra.
·         6º momento: Os alunos farão dois murais: um com dez fotos das paisagens naturais e outro com dez fotos das paisagens artificiais.
·         7º momento: Os alunos serão os fotógrafos e tirarão várias fotos utilizando o aparelho de celular ou a máquina fotográfica.
·         8º momento: A professora e os alunos farão a separação das melhores fotos.
·         9º momento: A professora e os alunos montarão um mural com cem fotos trazidas de casa ou encontradas em revistas e jornais. Nesse mural, os alunos estão livres para colocarem fotos de qualquer coisa: homem, mulher, animal, árvore, casa, comércio, etc.
·         10º momento: Os alunos produzirão uma câmera fotográfica de lata apresentarão, junto com os murais, para os outros alunos da escola.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pelo interesse e participação no desenvolvimento das aulas.

REFERÊNCIAS
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-fotografia.htm Acesso em: 21/11/2013 com adaptações minhas.
Disponível em: http://achfoto.com.sapo.pt/hf_6-4.html Acesso em: 21/11/2013.
Disponível em: http://www.fotoserumos.com/grumos14.htm Acesso em: 21/11/2013.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TjYEeuN9Oxo Acesso em: 21/11/2013.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5iQ25HBbw40 Acesso em: 21/11/2013.

Atividades

1. Em duplas ou trios, partindo de um tema proposto pelo professor, os alunos devem fazer fotografias com câmeras ou celulares.

2. Os componentes do grupo selecionarão as fotos que considerarem mais expressivas.

3. A classe discute sobre o processo de registro fotográfico e sobre os motivos que determinaram as escolhas dos grupos.

4. A classe organiza uma exposição das fotos.

5. Confeccionar uma câmera fotográfica de lata.

Sugestões

1. Possíveis temas para o trabalho:

a. A escola vista por um ângulo que você nunca viu.

b. O bairro: o que ele tem de mais antigo? E de mais moderno?

2. Se possível, estimular a utilização de máquinas diferentes (digital e mecânica); e fazer fotos coloridas e em preto e branco.


3. Produzir fotos com lata. A fotografia com lata é um processo que permite conhecer a fundo os passos da produção fotográfica. As instruções para esse trabalho podem ser encontradas no texto "Fotografia com lata".

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